COMUNHÃO COM JESUS! Sl 4 At 3.11-21 1 Jo 3.1-7 Lc 24.36-49

Que a graça de Cristo esteja sobre todos!

            Uma das coisas mais boas do passado, na história das famílias, era quando nós reuníamos a família para uma festa. Eu tenho estas lembranças e provavelmente você também tenha. Eram momentos com muitas pessoas, com muita alegria, crianças correndo, reencontros e abraços na chegada de familiares que a muito não víamos... e o principal: a mesa da comida! Mesa farta, com um pouco de tudo. Como eram bons estes momentos pois hoje, de uma forma direta por causa da pandemia e indireta pela situação da família, não temos mais momentos como este.

            Outro momento era quando as famílias tinham a possibilidade de fazerem as suas refeições juntos. No café, almoço ou jantar, sentavam todos à mesa e partilhavam mais que o alimento: partilhavam o dia, o tempo, a vida. Conversavam sobre muitas coisas, se conheciam cada dia um pouco mais.

            Hoje em dia, isso tornou-se algo raro e até podemos dizer que em muitos lares tornou-se impossível.

            - as pessoas estão mais presas ao celular do que um ao outro;

            - comem correndo para voltar a fazer o que estavam fazendo;

            - não tem mais horário para as refeições;

            - por causa do trabalho e dos turnos nunca podem ter este momento juntos.

           

            Isso é muito ruim porque a refeição, o dividir o alimento é, para nós, algo de “comunhão, de reforço na união. O alimento da nossa casa não dividimos com qualquer um. Não sentamos à mesa em nosso lar com qualquer pessoa e, no entanto, ainda sentimos sede desta “comunhão” com quem amamos.

            Então o que podemos fazer?

 

            A Palavra de Deus mostra que Deus que ter comunhão conosco! Ele quer ter comunhão com você! No Salmo 4 Deus diz: Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. Ó homens, até quando tornareis a minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira? Sabei, porém, que o Senhor distingue para si o piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo por ele”.  O Senhor nos ouve quando clamamos e está sempre próximo a nós, assim como esteve com o salmista. E aquele que tem comunhão com Ele pode descansar: Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.

            São palavras de paz e tranquilidade, pois é como se o próprio Senhor nos tomasse no colo e nos acariciasse dizendo “meu filho, fique calmo, porque eu estou aqui, eu vou cuidar de você”. Deus quer trazer isto para a humanidade e quando temos comunhão com Ele realmente é isso que encontramos.

            Em 1Jo3.1 Deus fala claramente qual é o tipo de relação que ele tem com o seu povo. Talvez este versículo esteja entre os mais claros para reafirmar o amor que Deus por você , pois ele diz: Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.

Vejam, ele está afirmando que não somos filhos adotivos, nem filhos emprestados ou “de criação”, mas DE FATO,  somos filhos de Deus. Ele ESCOLHEU  nos chamar de filhos, pois nos fez renascer através da fé e do batismo em seu amor. Somos novas criaturas porque Ele veio ao nosso encontro e tomou nosso lugar na cruz. E agora somos chamados de FILHOS!

            A comunhão que Deus quer ter com você é esta: de Pai e Filho. De amor profundo... que dá a própria vida para salvar o perdido e condenado. E mesmo diante de tão grande amor, quantas vezes escolhemos seguir pelo caminho do pecado?

            - escolhemos ter comunhão com o pecado, e não com o Pai;

            - escolhemos ter comunhão com a mentira, e não com o Pai;

            - escolhemos ter comunhão com a traição, e não com o Pai;

            - escolhemos ter comunhão com o próprio Diabo, mas não com o Pai que tanto nos ama.

            E fazemos isto cada vez que damos ouvido às tentações como se esta comunhão com o mundo nos trouxesse alegria e paz. Mas não traz. Queremos paz, queremos nos sentir completos, mas não vamos conseguir nada disso se andarmos para longe de Deus, como se pudéssemos nos esconder dele. Pedro compreendeu isto quando falou às pessoas no templo, em Atos dos Apóstolos.

            Ele havia ido ao templo e lá encontrou um homem que era coxo, manco... que viva das esmolas dadas a ele na porta do templo. Diz o texto que ele “implorou” por algumas moedas, até que Pedro lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!  E quando ele foi curado, ele andava e saltava de alegria! Imaginem isto: um homem que nunca andou direito na vida agora dava pulos de alegria!

            As pessoas começaram a ir atrás de Pedro, ao que ele respondeu: “Porque olham para mim? Não fui eu, mas foi Jesus quem curou este homem! O Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Santo, o Justo, o Autor da Vida, o Cristo... foi ele quem fez. Então “Arrependei-vos, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus,  É da presença do Senhor que nos vem tempos de refrigério, tempo este que já começou em Cristo. É da comunhão com Jesus que tenho paz, perdão, nova vida!

            Pedro entendeu isto quando Jesus lhe abriu os olhos, conforme vimos no evangelho. Era o domingo de Páscoa e as mulheres já haviam visto o túmulo vazio, os discípulos já haviam voltado de Emaús dizendo “vimos o Senhor” mas os discípulos ainda tinham medo. Então Jesus apareceu no meio deles e disse: PAZ SEJA CONVOSCO! Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.

            E aqui a Palavra acrescenta algo fantástico sobre Jesus de uma forma tão singela e maravilhosa. Jesus diz: “Vou comer com vocês!” Eles tomam peixe e mel e comem. Um versículo tão simples e curto, mas que diz muito: “E ele comeu na presença deles. V.43

            É esta comunhão que Deus quer ter com você. Uma comunhão onde ele partilha o que ele mesmo é, seu corpo e sangue. Onde ele expressa que deseja estar na companhia dos seus para que seus corações se acalmem, onde o seu amor e sacrifício preenchem o vazio do seu coração. Uma comunhão com você, com sua família, com a igreja, com seu povo.

            E ainda hoje ele mantém esta comunhão através da Palavra e dos Sacramentos. Ele mostra-se para que possamos vê-lo e compreender e crer no seu amor. É na Santa Ceia que, em todo culto, ouvimos Jesus nos dizer: “Eu quero sentar à mesa com você! Eu quero ter comunhão com você”

Você já parou para pensar nisto? Que cada Ceia Jesus está à mesa conosco, desejando esta comunhão maravilhosa, desejando uma festa que dura para sempre? Já parou para pensar em como esta comunhão é maravilhosa?

Assim como você aproveita uma mesa farta, cheia de coisas boas de comer e na companhia das pessoas que você ama, aproveite a comunhão e a Ceia que Jesus lhe oferece. Sente-se à mesa com o Senhor pois Ele já o convidou para esta festa!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO ME VENHA COM CHORUMELAS!

Andando na Contramão.

ESTOU CANSADO DESTA VIDA