Mensagem – O melhor lugar do mundo


Sl 2.6-12; Ex 24. 8-18; 2Pe 1.16-21; Mt 17.1-9


Estimados irmãos em Cristo, Hoje é o dia em que a igreja cristã celebra a transfiguração de Jesus. No texto do Evangelho, Jesus sobe um monte levando consigo três discípulos e ali, no alto, eles puderam testemunhar um vislumbre da glória de Deus na transfiguração de Jesus.
Eles viram a luz como de um sol, roupas extremamente brancas e junto a Jesus, Moisés e Elias, o representante da Lei e o representante dos profetas. Pedro, diante daquilo expressou “Como é bom estarmos aqui”. Ali era o melhor lugar do mundo para se estar.
Refletindo sobre isto, pensei nos melhores lugares por onde já passei. E talvez as minhas lembranças façam com que vocês também lembrem-se dos lugares onde vocês passaram.

1 – O Sítio.
Quando eu era pequeno, nossa família morava em um sítio. Era um lugar muito bonito, em meio as montanhas em Francisco Beltrão. Eu gostava muito de lá pois tinha tudo que uma criança podia querer.
Eu cresci correndo atrás de galinhas, comendo uvas direto da parreira. Tínhamos um pé de pera que era muito grande e eu adorava subir nele, deitar nos galhos e comer as peras ali mesmo. Haviam frutas de todos os tipos na verdade: ameixas vermelhas e amarelas, laranjas de todos os tipos, pêssegos, ariticum, guabiroba... Mas o melhor ainda eram os rios.
Eu sempre adorei pescar. Tínhamos um riozinho que passava por todo o sítio e formava diversos lugares para pescar. Eu passava tardes inteiras ali. E melhor ainda do que os peixes eram os banhos de rio. Simplesmente se estava quente eu tirava a roupa e pulava dentro do rio.
Lembro que perto da janela do meu quarto havia um pé de cereja. Acho que de todas as frutas esta é a que eu mais sinto falta, pois cereja você não encontra para comprar nos mercados. E ali eu tinha tão fácil.
Nossa família tinha os seus problemas vivíamos bem. Todos juntos.
Engraçado que os lugares que lembramos nunca são como lembramos. Depois de adulto voltei lá e tudo aquilo que parecia perfeito de repente me pareceu tão pequeno, tão estranho. As árvores não estavam mais lá, nem a casa, nem os potreiros. Virou tudo plantação. Até o rio ficou poluído pois alguns quilômetros acima foi construído o aterro municipal.
Como eu queria que tudo fosse como antes! Já sentiram isto?

2 – A Igreja: 
Hoje nós temos um lugar maravilhoso para estarmos. Deus abre as portas da sua casa para nos reunirmos com os irmãos na fé e recebermos presentes maravilhosos: a fé, o perdão, a santa Ceia. E é um lugar onde podemos celebrar coisas maravilhosas e importantes das nossas vidas: nosso batismo, a confirmação, nossos casamentos, o batismo dos nossos filhos...
E apesar disto tudo muitas pessoas se recusam a acreditar que este lugar é um lugar maravilhoso. Elas até sabem o que podem receber aqui, mas fazem a opção de ficar em casa, ou fazendo qualquer outra coisa. Elas ainda não se deram conta de que quando elas sentirem saudade das coisas que viveram aqui será tarde demais, pois tudo terá mudado.
Talvez você esteja vivendo uma fase de “não quero mais ir para a igreja”, o que é bem normal; eu também já vivi. Ou então seus filhos, ou seus irmãs estejam vivendo esta fase. Mas mesmo que estejam passando por isto, seja o motivo qual for, Deus mantém a sua Palavra e quer oferecer a você e a eles os melhores lugares de todos.

3 – Lugares bíblicos:
Reparem que nos nossos textos bíblicos algumas coisas são repetidas, são semelhantes
Montes: Deus fala com Moisés no alto do monte Sinai, onde ele entrega a Lei. Depois Jesus está com os discípulos em outro monte, onde veem a glória do Filho de Deus. E estes apontam para um terceiro monte, o Gólgota, onde este filho dá a vida por nós. Três lugares fantásticos para se estar.
Nuvem: No Sinai havia uma nuvem que era o sinal da habitação e da presença de Deus. Era a proteção que ia a frente do povo de Israel. No evangelho é a nuvem que envolve Jesus e de onde vem a voz trazendo uma grande verdade.
Voz: a voz que fala no sinai é a mesma que fala no salmo e no evangelho... Este é meu filho! O próprio Deus testificando de si mesmo. No gólgota ouvimos sobre a escuridão que envolveu o mundo inteiro quando Jesus morre. As pessoas mais uma vez viam Deus falando de si mesmo.
Moisés: Aparece em Exodo, na epístola e no evangelho. Como deve ter sido maravilhoso os discípulos olharem e ouvirem Moisés conversando com Jesus.

4 – O melhor lugar do mundo:
Enfim, se não podemos estar aos pés de Jesus e ver a sua glória como os discípulos viram, onde nós estamos? Onde é o nosso melhor lugar?
Hoje celebramos a passagem entre dois períodos importantes da igreja. Encerra-se a Epifania, inicia a Quaresma. Este o nosso lugar, onde olhamos para trás e vemos a glória de Deus sendo revelada em Cristo ao mesmo tempo em que olhamos para a frente e vislumbramos o seu sofrimento, sua dor e morte.
Tudo isso faz parte do lugar que Cristo preparou para você. Ele quer que você veja isso. Quer que você viva isso.

Então finalmente, qual é o melhor lugar do mundo? Qual é o seu melhor lugar do mundo?
Eu vou lhes contar sobre o meu. Para mim, o melhor lugar do mundo foi um quarto de hospital.


O Melhor lugar do mundo
...
Um quarto de hospital...
É claro que algumas palavras ditas de forma solta, sem o contexto, podem indicar muitas coisas. Talvez para você represente dor, tristeza, despedida. Ou ainda pode representar esperança de melhora ou qualquer outro sentimento que seja tão pessoal que você nem queira compartilhar.
Aprendi a poucos dias que um quarto de hospital é o melhor lugar do mundo.
Talvez você não faça ideia do que estou falando. Mas acredito que mesmo as pessoas que me conhecem não compreenderam, na essência, o que quero dizer.
No dia 11 de abril em um quarto de hospital, foi a primeira vez que olhei nos olhos de meu segundo filho, Lucas. O segurei no colo e disse: “Olá meu filho! Seja bem vindo! Eu te amo!”
Sensação incrível de alegria! Quando fui pai pela primeira vez, achei que nunca mais poderia amar alguém, tamanho é o meu amor por minha filha. Mas ao olhar para o rosto, para os olhos do Lucas entendi que amor não se subtrai nem se divide, mas se multiplica.
Em um quarto de hospital...
Mas no dia 9 de maio, o quarto de hospital ficou um pouco mais difícil de aceitar. Minha esposa precisou passar por uma cirurgia de emergência. 
Como aquele quarto pareceu me sufocar! Que angústia! Quantos medos e incertezas...
Em um quarto de hospital...
E agora, depois de passado ambos os momentos, posso refletir e dizer que, apesar de meus medos e alegrias, o quarto dos hospitais onde estive foram, para mim, o melhor lugar do mundo, pois foi ali que eu pude conversar com Deus. Ali ele me ouviu, ali eu o escutei e senti o alívio e a força que somente Ele concede.
Foi em um quarto de hospital que eu compreendi o que Deus quis dizer através do seu filho Paulo, quando ele escreveu: “Três vezes pedi a Deus que retirasse este meu espinho na carne... e Deus me respondeu: A minha graça te basta!”
O melhor lugar do mundo. Pode ser qualquer lugar, em qualquer hora para conhecer a graça de Deus.
...
Para mim foi em um quarto de hospital.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO ME VENHA COM CHORUMELAS!

ESTOU CANSADO DESTA VIDA

O Amor de Deus por nós! (Dia das Mães) Sl 98 At 10.34-48 1Jo 5.1-8 Jo 15.9-17