SAI DE ONDE VOCÊ ESTÁ!


Gn 12. 1-9; Jo 3. 1-17.

            Estimados irmãos em Cristo, nós somos em geral, descendentes de pessoas que saíram da sua própria terra para se estabelecer em outro local. Quando nossos antepassados saíram, fizeram isso baseados apenas em promessas e na confiança de que encontrariam algo melhor. Muitos são os relatos de pessoas que desanimaram quando chegaram na terra que lhes haviam prometido.  A estas pessoas, ainda muito tempo depois era necessário o trabalho para desbravar estas terras, abrir ruas, preparar lugares para que as cidades pudessem crescer. E tudo isso era feito com base na confiança de que realmente haveria este crescimento.
            O texto do Antigo Testamento mostra a grande promessa que Deus fez a Abrão: Sai da parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gn 12. 1-3. Abrão faz o que Deus está lhe mandando não porque assinou um contrato com Deus, ou porque alguém lhe falou quão boa seria aquela terra. Nem mesmo porque Deus lhe disse que seria muito rico, mas a promessa de Deus está baseada em outros valores.
            Já no texto do Evangelho, vemos Jesus sendo arguido por um fariseu chamado Nicodemos, e lhe falando de uma nova vida. Pode não parecer em uma primeira olhada, mas aqui Deus está chamando pessoas para saírem de onde estão e rumarem para onde Deus quer que elas estejam.

1 – Abrão é chamado de pai da fé, pois depois de seguir a ordem de Deus rumou até a terra prometida. Mesmo já tendo idade avançada Deus cumpriu a sua promessa e permitiu que Abraão tivesse um filho. Deste filho Deus fez o povo de Israel, que por ser o berço de origem do Messias, é luz para o mundo inteiro. Mas e se Abraão tivesse dito não?
            “Oh, obrigado Senhor, por esta oferta que sem dúvida deve ser muito boa, mas o Senhor sabe que eu tenho muitas posses e estou no meio de minha família, por isso eu prefiro não sair sem um rumo certo pelo deserto para este lugar que o Senhor preparou”. E Deus talvez responderia: “Mas abraão eu sou o Deus todo poderoso e o que eu preparei para você é maravilhoso!” “Ah, Senhor, eu já estou contente com o que eu tenho aqui. Muito obrigado, pode oferecer a promessa para outra pessoa que tenha menos que eu”.
            Como poderia alguém negar as bênçãos de Deus, feitas de uma maneira tão pessoal e direta quanto as que foram feitas para Abraão? Você pode pensar. Será que alguém seria capaz?
Sim, você!
Você nega as promessas de Deus quando escolhe permanecer achando que tudo o que você tem é aqui nesta vida. Deus está chamando para viver uma vida na eternidade e cá estamos nós dizendo: obrigado, Senhor, mas vou ficar com o que eu já tenho!” Escolhemos continuar nesta vida suja pelo pecado, vivendo na angústia, no medo, na depressão, nos vícios. Cada vez que Deus chama você por meio da Palavra e do Espírito Santo ele está oferendo algo que você nunca viu nem experimentou, algo muito maior do que tudo nesta vida. “Ah Senhor, mas o pecado é tão atraente...”
            E se fosse assim, Abrão teria ficado com suas cabras e ovelhas.
            Mas Ele ouviu a promessa e confiou nela.

2 – Jesus está chamando você!
No texto do evangelho, observamos Nicodemos encontrar Jesus à noite, provavelmente em particular, e ouvimos Jesus afirmando: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Ora, do que Jesus está falando? Como é possível nascer de novo? Essa foi a conclusão daquele homem e provavelmente seria a nossa também. Ele responde: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? 
Nicodemos está pensando conforme o mundo pensa, acreditando que o que nós vivemos é tudo o que Deus tem preparado para nós. Que a nossa vida é neste mundo e que as bênçãos de Deus já estão sobre nós aqui e agora. Mas quando Jesus lhe diz “ Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.

        Nicodemos, você é nascido da carne, está na hora de nascer do Espírito”.
        Nicodemos, é preciso que os meus filhos nasçam na fé para que possam ver o que antes não viram.
        Nicodemos, eu quero que você saia de onde você está e vá para onde eu quero que você esteja!

            Sim irmãos, O convite de Jesus foi estendido a Nicodemos e também está estendido a nós: Jesus derrama o seu Espírito Santo para que possamos ver a nossa vida aqui com os olhos da fé. Para que possamos viver mirando a nossa pátria celeste onde o próprio Deus estará junto conosco. 
            O mundo não é a nossa casa. É apenas uma morada passageira, mas o Filho nos chama para segui-lo em direção à nossa verdadeira pátria. Nosso chamado é tão desafiador quanto o de Abrão: “Sai de onde você está...” mas a promessa que Deus faz é a mesma: a pátria celeste.
E qual é a nossa certeza? Não temos contrato, não temos fiador, nem nada que nos assegure se olharmos pelos olhos deste mundo, mas pelos olhos da fé bastam as palavras de Jesus:
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

            Amado irmão, o convite do Senhor é para você: Ele te chama a viver esta vida sabendo que o que você  tem aqui não chega nem perto do que Deus tem preparado no céu. Aqui vivemos cheios de dores tristezas e incertezas, mas no céu teremos a presença de Deus sempre diante nós. E só isso já nos vale por tudo.

Creia. Confie. Sai de onde você está e segue Jesus pois Ele já conquistou a verdadeira vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO ME VENHA COM CHORUMELAS!

ESTOU CANSADO DESTA VIDA

O Amor de Deus por nós! (Dia das Mães) Sl 98 At 10.34-48 1Jo 5.1-8 Jo 15.9-17